Quando sai o resultado do Encceja 2020 – Datas definidas e resultado

Quase três milhões de pessoas se inscreveram para realizar a última edição do Encceja, mostrando que, cada vez mais, os brasileiros estão preocupados em concluir os estudos. Se você foi uma dessas pessoas, então é importante saber quanto sai o resultado do Encceja 2020, conhecer as datas de divulgação e outras informações importantes.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) acontece todos os anos. Na edição de 2019, as provas foram aplicadas no dia 25/08. Através dessas provas é possível obter a certificação do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.

Veja quando sai o resultado do Encceja 2020, como consultar o resultado, o que fazer para retirar o certificado, quais são os tipos de certificações oferecidas e muito mais.

Quando sai o resultado do Encceja 2020

Esse exame acontece uma vez ao ano e os candidatos aprovados poderão dar continuidade aos estudos. No caso de quem fez a prova para o Ensino Médio, por exemplo, será possível arrumar melhores oportunidades de emprego ou, até mesmo, ingressar em uma faculdade.

Quando sai o resultado do Encceja 2020

O resultado do Encceja 2020 saí em Dezembro e é divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a mesma entidade que administra o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Resumidamente, resultado é divulgado entre três a quatro meses após a realização das provas.

O gabarito do Encceja 2020, por sua vez, é liberado em até 10 dias após a aplicação do exame. O gabarito pode ser acessado no site do programa, assim como os resultados das provas.

É necessário tirar 100 pontos na prova objetiva para ser aprovado no exame. Já na redação, os candidatos precisarão tirar uma pontuação mínima de 5 (de 10) para passarem.

Os participantes que tirarem a nota mínima em uma ou mais provas, mas que não conseguiram obter a pontuação necessária em todas as aéreas, poderão solicitar a declaração de proficiência para que essas disciplinas sejam eliminadas nas provas da próxima edição do Encceja.

Como consultar o resultado do Encceja 2020

O resultado do Encceja 2020 é, geralmente, divulgado em Dezembro em uma página própria do programa, no site do Inep.

Se você está ansioso para saber como foi no exame e conferir suas notas individuais, não se preocupe. Pois no passo a passo a seguir será possível consultar o resultado em apenas poucos segundos.

Quando sai o resultado do Encceja 2020

Passo 01. Acesse a página de participante do Encceja clicando aqui (http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial).


Passo 02. Clique em “Página do Participante” e, em seguida, digite o seu CPF e a sua senha nos campos indicados. Agora, marque a figura indicada e clique em “Enviar”.


Passo 03. Clique na opção “Resultado”, geralmente localizada no lado esquerdo da tela. O resultado é referente a edição que você participou. Caso não esteja aparecendo, então é provável que os resultados ainda não foram lançados no sistema.


Caso não se lembre mais de sua senha, insira o seu CPF no campo indicado e depois clique em “Esqueci minha senha”. Siga as orientações para criar uma nova senha. Depois é só seguir o passo a passo acima para consultar o resultado do seu exame.

Como retirar o certificado do Encceja

Quando sai o resultado do Encceja 2020

Após consultar o resultado e ser aprovado no exame, o próximo passo é retirar o certificado do Encceja. Para facilitar esse momento, confira todas as etapas necessárias no passo a passo a seguir:

Passo 01. Reúna todos os documentos necessários

A primeira coisa a se fazer é reunir os documentos necessários para retirar o certificado. Eles são:

  • RG (cópia e original);
  • CPF (cópia e original);
  • Boletim do Participam (esse documento pode ser retirado na próxima Página do Participante).

Passo 02. Vá até a instituição certificadora

Apesar de ser aplicado pelo Inep Encceja, o certificado do exame é conferido pelas Secretarias Estaduais e Institutos Federais de Educação.

Com os documentos necessários em mãos, você deverá ir até a instituição certificadora que escolheu no momento de sua inscrição no Encceja. No local, você deverá preencher a solicitação do certificado do exame. O requerimento será fornecido na hora, para que ele seja entregue junto com os outros documentos.

Você receberá um protocolo do pedido comprovando que você deu entrada no requerimento do certificado. Esse protocolo já é uma certificação de que você concluiu as séries relacionadas, servindo para se matricular em cursos técnicos e cursos superior.

Passo 03. Busque o certificado dentro do prazo

Quando chegar a data especificada, você deverá ir até a unidade certificadora com o protocolo do requerimento em mãos para solicitar o diploma.

O prazo para a entrega do certificado pode variar entre 45 a 60 dias.

Tipos de certificado

Há dois tipos de certificados que podem ser obtidos através do Encceja: o certificado de conclusão e a declaração parcial de proficiência.

O Certificado de Conclusão é proporcional ao diploma obtido no ensino regular, podendo ser utilizado para prosseguir com os estudos ou conseguir um emprego no mercado de trabalho.

A Declaração Parcial de Proficiência é uma certificação dada a alguns alunos que tiraram a nota mínima em algumas disciplinas. Dessa maneira, esses candidatos poderão fazer a prova Encceja na próxima edição sem a necessidade de realizar as matérias presentes nessa declaração.

Depois de descobrir quando sai o resultado do Encceja 2020, fique de olho no site do Inep para conferir o resultado do exame.

Se existir maiores dúvidas sobre o programa, leia o artigo o que é Encceja 2020!

Se você não conseguiu ser aprovado esse ano, peça o seu certificado de proficiência e se prepare para a edição do próximo ano. Bons estudos!

Deixe um comentário