Resultado Encceja 2020 – Saiba quando sai as notas e como consultar

Os candidatos que realizaram o exame bastantes ansiosos aguardando a divulgado do resultado Encceja 2020. De acordo com a nota obtida, será possível saber se o candidato foi aprovado e poderá emitir o diploma de conclusão de ensino. Para saber as notas, continue lendo!

O diploma do ensino básico possui uma importância significativa na busca de melhores empregos, como em vagas para concursos públicos. Desta forma, o Encceja chega para justamente dar a oportunidade de todos os jovens e adultos de todo o Brasil terem o seu diploma. Que por algum motivo, tiveram seus estudos recolhidos.

Se você tem interesse no programa leia atentamente todo os tópicos abaixo, separamos para você um conteúdo explicando cada detalhe do processo de seleção de como realizar a sua inscrição e conferir o resultado do Encceja. Acompanhe!

Quando sai o resultado do Encceja 2020?

Graças ao Encceja, jovens e adultos tem a oportunidade de realizar o exame para concluir o ensino fundamental ou médio. A prova é aplicada uma vez no ano sob supervisão do INEP, para participar basta que o candidato realize sua inscrição gratuitamente no meio do ano.

Para que fez a prova e está aguardando a divulgação do resultado com as notas, o INEP Encceja estima a publicação do resultado oficial para seguinte data:

  • Início de dezembro de 2020.

Como consultar resultado Encceja 2020

O resultado é a hora mais esperada para todas as pessoas que realizaram a prova do Encceja 2020. É por meio do resultado oficial que você poderá conferir qual foi a sua pontuação em cada matéria especifica e conferir se foi aprovado.

Assim como a inscrição, o resultado Encceja 2020 também pode ser visualizado pela internet, por meio do site do INEP, para isso basta seguir o passo a passo apresentado a seguir:

Resultado Encceja 2020
  • Acesse http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/loginParticipante
  • Insira seu CPF, a senha que você cadastrou no momento da inscrição
  • Faça a confirmação de segurança
  • Clique em Enviar
  • No canto esquerdo da tela você pode clicar na edição na qual participou
  • Aguarde até que os resultados sejam exibidos.

É importante ressaltar que se você perdeu em alguma matéria especifica, você poderá reagendar a prova. A melhor parte é que você não precisa refazê-la por completo.

Nesse caso, você só responderá as questões da área de conhecimento que você foi reprovado.

Nota necessária para passar no Encceja

Como nos outros programas educacionais oferecidos pelo Governo Federal, o Encceja exige uma nota mínima, ou nota de corte, para que o candidato consiga obter o diploma de conclusão.

A nota necessário para passar no Encceja 2020 é a mesma para o ensino fundamental e médio. Veja a seguir:

  • Áreas de conhecimento: mínimo de 100 pontos
  • Redação: mínimo de 5 pontos no mínimo

Próxima inscrição para o Encceja

O Brasil passou por muitos anos sem uma educação realmente inclusiva, por isso, um percentual enorme da população mais envelhecida não possui o estudo básico, desta forma, obviamente, não tendo seu diploma de ensino fundamental e médio em mãos.

Essa realidade mudou nos últimos anos, devido ao Encceja, veja como realizar a sua inscrição e ter o seu diploma em mãos.

Para realizar a inscrição do Encceja 2020 é importante que o candidato tenha em mãos todos os documentos necessários, mas fique tranquilo, o processo é bem simples e exige apenas dois documentos:

  • Número de seu CPF;
  • Número de identidade.

Agora você estará pronto para participar das inscrições Encceja 2020. Saiba que todo o processo de inscrição é feito pela internet, de forma a facilitar o acesso de todos. Vamos listar abaixo o passo a passo para sua realização.

Veja como realizá-la:

Resultado Encceja 2020

Passo 01. Acesse a página do INEP, http://enccejanacional.inep.gov.br, após isso selecione a área “Primeiro Acesso”.


Passo 02. Para iniciar o processo de inscrição é necessário digitar o número de CPF e sua data de nascimento.


Passo 03. Após preencher os dados pessoais solicitados caso seja necessário algum tipo de atendimento especial durante a prova, informe no momento da inscrição.


Passo 04. Agora selecione se sua intenção é realizar a prova de certificação de estudo do ensino fundamental ou médio.


Passo 05. Escolha as provas que deseja realizar. Se essa for sua primeira tentativa, selecione todas, agora, caso já tenha feito anteriormente, selecione apenas as provas das disciplinas nas quais você não foi aprovado;


Passo 06. Por fim você terá que preencher o questionário socioeconômico e coloque seu contato e faça o cadastro de uma senha.


Como funciona a prova do Encceja

Resultado Encceja 2020

A prova do Encceja se baseia em indicar habilidades e competências de cada pessoa em diferentes áreas do conhecimento adquiridos durante o processo de ensino básico.

Conseguindo assim, expressar a capacidade cognitiva de jovens e adultos na compreensão e realização de problemas e atividades relacionadas a cada matéria especifica.

A estrutura da prova Encceja funciona da seguinte forma:

Para o ensino fundamental: 

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e
  • Redação;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais;
  • Matemática.

Para o ensino médio:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Cada uma destas áreas de conhecimento possuem no total, 30 questões objetivas, além da realização de um redação. Cada uma das questões apresenta 4 opções de resposta. A diferença entre a prova do ensino fundamental e médio são os temas abordados e na divisão de áreas de conhecimento.

A prova Encceja é uma ótima oportunidade para conseguir adquirir seu diploma do ensino fundamental ou médio. Se tiver interesse em fazer as inscrições, fique atento as datas no site do Inep, neste ano, praticamente todo o mês de maio está sendo para a realização das inscrições.

Se existir maiores dúvidas sobre o programa, leia o artigo como funciona o Encceja 2020!

Caso tenha alguma dúvida ao fazer a consulta do resultado Encceja 2020, deixe o seu comentário agora mesmo para que possamos esclarecê-lo o mais breve possível. Boa Sorte!

Deixe um comentário